Pedagogia – Penedo
O curso de Pedagogia da FRM traz, em sua essência, o conhecimento que transforma, possibilitando ao profissional a oportunidade de se tornar um gestor organizacional preparado para as relações coletivas de trabalho em espaços escolares e não escolares, além de preparar o profissional para atuar na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Com disciplinas que estimulam o olhar sobre a didática criativa, a partir da imersão em estudos contemporâneos, o curso insere o aluno em práticas que trabalham o empreendedorismo por meio de novas maneiras de promover o ensino.
Coordenação de Curso
Gislene Muniz dos Santos Batista
Graduada em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia clínica e institucional, Neuropsicopedagogia clínica e clínica, mestranda em Gestão educacional.
Professores Mestres
Brinquedoteca
Convênios para Estágios
Ações na comunidade
Matriz Curricular
Fundamentos Filosóficos da Educação, C.H: 60
Metodologia Científica, C.H: 60
Psicologia da Educação I, C.H: 60
Fundamentos Históricos da Educação Brasileira, C.H: 60
Leitura e Produção de Texto em Língua
Portuguesa, C.H: 60
Cultura e Educação em Alagoas, C.H: 60
Educação Inclusiva, C.H: 60
Didática da Educação, C.H: 60
Psicologia da Educação II, C.H: 60
Política e Legislação Educacional, C.H:60
Organização e Gestão Educacional I, C.H: 60
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação, C.H: 60
Construção da Língua Oral e Escrita, C.H: 60
Educação, Comunicação e Tecnologia, C.H: 60
Fundamentos da Educação Infantil, C.H: 60
Organização do Trabalho Pedagógico, C.H: 60
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, C.H: 60
Psicomotricidade, Saúde e Qualidade de Vida na Escola, C.H: 60
Currículo e da Avaliação, C.H: 60
Estatística Aplicada à Educação, C.H: 60
Diretrizes da Educação Básica I, C.H: 60
Gênero e Sexualidade Infantil, C.H: 60
Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva, C.H: 80
Saberes e Metodologia do Ensino da Matemática, C.H: 60
Saberes e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, C.H: 60
Corporeidade e Movimento, C.H: 60
Saberes e Metodologia do Ensino de Ciências, C.H: 60
Meio Ambiente e Sustentabilidade, C.H: 60
Saberes e Metodologia do Ensino de Geografia, C.H: 60
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Gestão Educacional, C.H: 100
Práticas Pedagógicas com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, C.H: 80
Optativa, C.H: 60
Saberes e Metodologia do Ensino de Arte, C.H: 60
Saberes e Metodologia do Ensino de História, C.H: 60
Planejamento de Carreira e Atuação Profissional, C.H: 60
Práticas Pedagógicas em Espaços não Escolares, C.H: 80
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Docência na Educação Infantil, C.H: 150
Trabalho de Curso I, C.H: 60
Direitos Humanos e Diversidades, C.H: 60
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) C.H: 60
Convivência Democrática e Pluralismo Religioso, C.H: 60
Práticas Pedagógicas em Alfabetização e
Letramento, C.H: 80
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Docência nos Anos Iniciais do Ens. Fund. C.H:150
Trabalho de Curso II – TC, C.H: 60
Tópicos Especiais em Educação, C.H: 60
Ética na Formação dos Pedagogos, C.H: 60
Práticas Pedagógicas em Gestão de Sala de aula, C.H: 80
Educação e Relações Étnico – Raciais, Indígenas Afrodescendentes, C.H: 60
Mercado de Trabalho
O licenciado encontra vagas para pedagogo em creches e em instituições de ensino que oferecem cursos de Educação Infantil e Fundamental; como gestor de processos educativos de sistemas e de instituições de ensino; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e ensino a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como organizações não-governamentais, hospitais, asilos, movimentos sociais, associações e clubes.
Perfil do Egresso
Gostar de ensinar está entre os aspectos fundamentais do perfil do estudante de Pedagogia. Além dessa competência, é importante ainda:
• Ser flexível para saber analisar diferentes pontos de vista;
• Gostar de estudar e manter-se sempre atualizado sobre práticas de ensino, tecnologias educacionais e legislação, entre outros assuntos;
• Respeitar a diversidade e individualidade de cada um;
• Ter facilidade e gostar de trabalhar com pessoas;
• Ter boa comunicação para conseguir transmitir seu conhecimento para os alunos e compartilhar ideias com outros profissionais;
• Ter um olhar sensível e boa percepção, principalmente em situações que demandam intervenção adequada, como nos casos de bullying.