Direito – Penedo

CURSO DE DIREITO DA FRM DE PENEDO

A educação é, de todas as manifestações humanas, não só a mais importante, como também a mais complexa. Em um País de dimensões continentais, esta complexidade se exacerba com diversos desníveis econômicos e culturais, tornando cada vez maior o desafio de trabalhar com o ensino, principalmente quando se quer produzir educação de qualidade.
Entretanto, o desafio maior aparece quando se quer tratar a educação dentro da Ciência Jurídica, uma vez que nos deparamos com o fato de que o Brasil é um país legalista por excelência, fazendo-se necessário que se forme profissionais que tenham uma visão menos formal e mais concreta dos problemas jurídicos emergentes das relações sociais, apresentando a preocupação constante pelo social e pelo político, como substratos substanciais da ordem.

Cada vez mais, é de grande importância que se formem, na área do Direito, profissionais com reflexão crítica, que procurem vencer os desafios do dia-a-dia jurídico, contextualizando a norma com fatos sociais e valores positivos, por meio de uma visão global e coerente do ordenamento jurídico. Ademais, não se pode perder de vista o fato de que a educação não se faz apenas em sala de aula, devendo se ter cada vez mais a visão integral de ensino, pesquisa e extensão.

Por este motivo a Faculdade Raimundo Marinho conta com um corpo docente com a melhor qualificação do Estado e salas de aula amplas com o mais moderno equipamento de ensino, além de um escritório modelo no qual todos os alunos participarão de processos simulados e reais, obrigatoriamente, no último ano do curso.

Almejando a formação de profissionais com qualificação técnico-jurídica e prática, o curso foi planejado e organizado, didático-pedagogicamente, de forma que, ao longo dos 05 (cinco) anos, o discente consiga desenvolver capacidade de visão crítica e humanística a fim de que possa atuar como verdadeiro agente de transformação social. Para tanto, conta com um corpo docente qualificado academicamente e com experiência profissional no mercado de trabalho.

Aliado a isso e, preocupada com a inserção de seus egressos no mercado de trabalho, a faculdade possui um Núcleo de Prática Jurídica, onde funciona o escritório modelo, no qual todos os alunos participam de processos simulados e reais, obrigatoriamente, no último ano do curso. Além do mais, possui diversos convênios celebrados com entidades públicas e privadas que possibilitam variadas atividades práticas pelos alunos desde os períodos iniciais. Toda essa estrutura revela o compromisso assumido por esta IES para com os seus estudantes. E o sucesso de aprovação dos alunos nos últimos exames da OAB é a prova incontestável disso.

Informações Gerais

Duração: 5 Anos.
Turno:  Noturno.

Perfil

O perfil desejado do formando de Direito repousa em uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de analise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos-sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe; favorecendo a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania.

COORDENADOR DO CURSO DE DIREITO

Prof. Antônio Tancredo P. da Silva

Graduado em Direito pela Faculdade Raimundo Marinho de Maceió. Advogado/OAB-AL nº 12.210. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidade Del Atlântico. Aluno especial do Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Membro do Grupo de Estudos TECER/UFAL

COORDENADOR ADJUNTO

Prof. Gustavo de Melo Silva

Graduado em Direito pela Faculdade de Alagoas/FAL. Especialista em Direito Processual Civil. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Diretor da 1ª Vara Federal em Alagoas.

COORDENADOR DO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

Prof. Sóstenes Augusto Santos Nascimento

 

 

 

 

]