Direito – Maceió

A educação é, de todas as manifestações humanas, não só a mais importante, como também a mais complexa. Em um País de dimensões continentais, esta complexidade se exacerba com diversos desníveis econômicos e culturais, tornando cada vez maior o desafio de trabalhar com o ensino, principalmente quando se quer produzir educação de qualidade.
Entretanto, o desafio maior aparece quando se quer tratar a educação dentro da Ciência Jurídica, uma vez que nos deparamos com o fato de que o Brasil é um país legalista por excelência, fazendo-se necessário que se forme profissionais que tenham uma visão menos formal e mais concreta dos problemas jurídicos emergentes das relações sociais, apresentando a preocupação constante pelo social e pelo político, como substratos substanciais da ordem.

Cada vez mais, é de grande importância que se formem, na área do Direito, profissionais com reflexão crítica, que procurem vencer os desafios do dia-a-dia jurídico, contextualizando a norma com fatos sociais e valores positivos, por meio de uma visão global e coerente do ordenamento jurídico. Ademais, não se pode perder de vista o fato de que a educação não se faz apenas em sala de aula, devendo se ter cada vez mais a visão integral de ensino, pesquisa e extensão.

Por este motivo a Faculdade Raimundo Marinho conta com um corpo docente com a melhor qualificação do Estado e salas de aula amplas com o mais moderno equipamento de ensino, além de um escritório modelo no qual todos os alunos participarão de processos simulados e reais, obrigatoriamente, no último ano do curso através do Núcleo de Práticas Jurídicas Profa. Daniela Stecconi.
Desde o primeiro semestre os alunos participarão de atividades de extensão de assistência às comunidades locais, englobando da assessoria jurídica, até aulas ministradas pelos alunos em escolas de 2º grau, bem como os congressos, palestras e seminários contínuos.
Diante disso, a Faculdade Raimundo Marinho, dentre outras ações, pretende induzir crescente qualidade no nível de Ensino Superior (Graduação e Pós-graduação) na área do Direito no Estado de Alagoas, uma vez que pretende que o Curso de Direito forme profissionais com uma nova visão sobre os valores humanos e éticos, diante da nova realidade em que vivem.

Situação Legal do Curso de Graduação em Direito

Reconhecido por meio da Portaria Ministerial nº 26/2016 – MEC de 11 de fevereiro de 2016.

Informações Gerais

Duração: 5 Anos.
Turnos: Diurno e Noturno.
Ingresso: 100 alunos por ano.

Perfil

O perfil desejado do formando de Direito repousa em uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de analise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos-sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe; favorecendo a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania.