A história da FRM é de constante superação, reinvenção e desenvolvimento. É fruto de uma paixão de seu fundador, Dr. Raimundo Marinho, pela educação. Embora político, Raimundo Marinho nunca deixou de ser um educador. Em 13 de agosto de 1971 nascia a Fundação, instituída pela Lei Municipal nº 638, e, logo em seguida, em 13 de maio de 1972 surgia a então Faculdade de Formação de Professores de Penedo, primeira instituição educacional mantida pela Fundação, atual FRM. Nascia ali um empreendimento fundamental para o progresso econômico e cultural da cidade.

Posteriormente no ano de 2006, inauguramos a FRM em Maceió, foi um empreendimento que nasceu através da necessidade de levar, para a capital alagoana, uma instituição com mais de quatro décadas de experiência no Ensino Superior. A FRM segue firme em seus objetivos e acreditamos no esforço conjunto para manter uma educação de qualidade, aprimorando cada vez mais a interação entre seus docentes, discentes, funcionários, e a comunidade onde está inserida, formando profissionais capacitados, de maneira eficaz e sintonizada às necessidades do mercado de trabalho.

O compromisso do seu fundador com a cultura e a memória de Penedo é preservado como um distintivo da instituição e de todos que compõem a Direção.