Este jornal, nasceu de um propósito. Propósito que me anima no desempenho das atividades que exerço, no sentido de fazer sempre, alguma coisa em favor de nossa velha e querida cidade de Penedo.Preocupou-me o desaparecimento do Semanário “O Apostolo”, iace as dificuldades encontradas pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano em manter sua circulação. A tradição e o destaque que nossa cidade sempre teve, na imprensa interiorana, o registro e a divulgação dos fatos e coisas penedenses, tudo isto, contribuiu também para o surgimento deste Semanário.

Com estas razões, procurei o nosso Bispo fazendo-lhe um relato de minha intenção em fundar um jornal com o acervo de O Apostolo, tendo o constatino levando minha proposta ao Conselho Administrativo da Diocese que aprovou a venda dos Tipos e Máquina impressora para a Fundação Educacional do Baixo São Francisco.

E, assim, foi dado o primeiro passo que resultou no aparecimento da Tribuna Penedense.

Estamos começando. Não temos grandes planos.

Sabemos da nossa limitação. O essencial é a boa vontade que temos em fazer deste jornal um veículo que contribua para divulgação e engrandecimento do nome e Penedo, uma atuação clara e definida, coerente com os nossos princípios. Procuraremos sempre comentar os fatos, sem sensacionalismo, em benefício da verdade, e jamais, para apoiar aqueles, que só se preocupam em denegrir e distorcer a realidade em que vivemos.

Assim, nasceu a Tribuna Penedense, e acreditamos que com a ajuda de Deus e a firmeza de nossos propósitos, atingiremos o objetivo de sua criação.

*Texto extraído do primeiro exemplar da Tribuna Penedense, em 16 de dezembro de 1979.