27 de abril de 2022

Dicas de Produtividade

Vivemos em um mundo que exige que sejamos cada vez mais multifacetados. E, com isso, vem a pergunta: como melhorar a concentração em meio a uma vida corrida, problemas com insônia, transtornos psicológicos, estresse e até mesmo procrastinação?
Você sabia que com algumas mudanças de hábitos é possível ajudar seu cérebro a se tornar mais focado? Para isso, é indispensável entender como você funciona, aprender a lidar com problemas e a dinâmica acelerada do mercado de trabalho. Isso é importante para saber o que funciona ou não para sua realidade.

E, para te ajudar trouxemos 4 dicas para aumentar sua concentração e consequentemente melhorar sua produtividade.
Confere abaixo:

  • Priorize atividades:

    Alguns cientistas associam a multitarefa com diminuição do desempenho em ao menos uma das atividades em execução. Sendo assim, tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo pode prejudicar mais ainda a sua produtividade, e isso ocorre pela capacidade do cérebro de ativar uma rede de áreas corticais para cada tarefa. Ou seja, quanto mais recursos neurológicos requisitados, mais processos cognitivos são ativados.
  • Pratique a atenção plena (Mindfulness):

    Um exercício para praticar a atenção plena é o Mindfulness. É um tipo de meditação que condiciona o indivíduo a focar mais no presente, então o leva a controlar o nível de concentração.  Os efeitos dessa prática são: mais consciência das tarefas que está realizando, manter a calma, colaborar mais e desenvolver boas relações.
  • Valorize as pausas:

    Muitas vezes estamos com uma carga alta de trabalho e não temos um tempo de pausa. Em algum momento, o corpo e a mente irão reclamar dessa condição, assim, é necessário que entre uma tarefa e outra, tenhamos um intervalo para relaxar e deixar a mente respirar.
  • Tome café:

    Alguns estudos mostram que tomar doses baixas e moderadas de cafeína melhora a cognição, pois ela estimula o sistema nervoso e ajuda a ter mais atenção às tarefas. Mas tome cuidado, doses altas podem gerar efeitos negativos.

 

Lembre que não importa o quão produtivo você possa ser, sempre haverá oportunidades para melhorar e aumentar sua produtividade.
Gostou das dicas? Compartilha com um amigo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *