26 de setembro de 2019

Setembro Amarelo FRM Penedo

Ontem foi o dia de conscientizar a comunidade acadêmica, quanto à importância da prevenção ao suicídio.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o oitavo país com números gritantes e ininterruptos de casos incidentes de suicídio, ficando atrás somente, de alguns países, tais como: Rússia, Japão, Coréia do Sul, China e outros, que somente nos ultrapassam, devido a sua numerosa população. Essa temática precisa urgentemente ser enxergada e discutida como um problema de Saúde Pública, pois os principais alvos, aqueles que mais tem cometido suicídio, de acordo com dados epidemiológicos minuciosamente analisados, são jovens em uma faixa etária entre 15 e 27 anos.

Nos últimos 28 anos, houve um aumento de 30% dos casos confirmados no Brasil. Especificamente entre 2006 e 2010, houve um registro de 10.200 casos, aproximadamente, de acordo com o MS (Ministério da Saúde) em parceria com pesquisadores da UNICAMP.
A real intenção desse discurso não é trazer somente dados impactantes ao leitor, mas provocar a sensibilização da população brasileira e mundial, em relação ao compromisso com o cuidado, zelo e empatia para com o “próximo”.

“A juventude grita em silêncio por um socorro que pode nunca chegar…” (MELO, 2019).

A Fundação Raimundo Marinho apoia essa causa e como plano de ação, viabilizou a realização de um evento com palestras, debates e depoimentos trazidos, tanto pelos profissionais renomados dentro das especialidades: Enfermagem, Psicologia e Pedagogia, quanto por ouvintes (público presente), unificando e fortalecendo o real propósito de distintos especialistas, órgãos, entidades públicas e privadas, no Brasil e no mundo, no mês de setembro.

A coordenação, docentes e discentes dos cursos superiores: Enfermagem e Pedagogia estiveram à frente de toda a organização, elaboração e concretização do evento. Foi de suma importância o apoio da direção acadêmica e administrativa, para que todo esse sonho pudesse ter sido realizado com a magnitude e realeza plenamente explícitas e denotadas.

Demais eventos, estão sendo planejados e em breve, divulgados!

26 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *