23 de janeiro de 2019

OFICINA 3

MODALIDADES DE TRABALHOS ACADÊMICOS

APRESENTAÇÃO

É importante que o aluno saiba distinguir essas modalidades pois, de acordo com suas diferentes funções, os trabalhos terão tipos de abordagem, técnica e redação específica.

OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno conhecimento que possibilite identificar os trabalhos acadêmicos a partir das diferentes funções que eles desempenham, distinguindo e exercitando cada um deles de forma apropriada e específica, obedecendo os parâmetros de: abordagem, redação, linguagem e formatação.

Facilitar o aprendizado através de habilidades técnicas específicas para cada modalidade de trabalho acadêmico, instigando o raciocínio crítico de forma estruturada e fundamentada.

Período de 04/02 a 15/02/19 na Coordenação do Curso de Direito da FRM Maceió

Estudantes de graduação.

23 de fevereiro de 2019 das 8h as 12h.

PROFESSORA

Esp. Lissanya Basilio dos Santos

Advogada OBAL/AL 12.550

Professora das Disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica; Direito do Trabalho e Legislação Social e Ética Profissional

Professora Orientadora de Projetos, Execução e Registros de Pesquisas Científicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

▪ O curso iniciará abordando a diretrizes para leitura produtiva (Análise Textual; Análise Temática; Análise Interpretativa; Problematização e Síntese Pessoal), o que irá facilitar a compreensão dos textos lidos, possibilitando absorver conhecimento;

▪ A técnica do esquema;

▪ Fichamentos;

▪ Resumos (indicativo, informativo, crítico (resenha);

▪ Apresentação de seminários;

▪ Ensaios teóricos;

▪ Relatórios técnicos científicos;

▪ Artigos;

▪ Exposição de trabalhos em formato de banners;

▪ Apresentação de figuras, imagens, quadros e tabelas;

▪ Formatação gráfica e geral dos trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

CARGA HORÁRIA

Certificado de 4h