7 de novembro de 2018

Em entrevista, Coordenadora de Pegagogia da FRM Penedo, fala sobre os direitos de crianças com deficiências dentro da escola

Dando continuidade a parceria entre a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e a Faculdade Raimundo Marinho (FRM) para expor assuntos relevantes à comunidade ribeirinha, mais uma docente da instituição esteve na emissora para participar do Programa Lance Livre.

Nesta quarta-feira, 7, a entrevistada foi a coordenadora do curso de Pedagogia, Deiseane Louise Santos. Na oportunidade, a mestre pela Ufal falou sobre quais os direitos garantidos às crianças com deficiências dentro dos espaços escolares.

A primeira questão levantada foi sobre como a criança pode ser incluída nas atividades dentro da unidade de ensino. Segundo Deiseane, a responsabilidade é da escola. “Primeiro é importante esclarecer o que são crianças especiais. São todas aquelas que têm dificuldade em algo e precisam de atendimento especializado e um olhar diferenciado dentro da educação. Educação inclusiva é dever da escola”.

De acordo com a professora, as unidades devem estar aptas para receber os alunos com deficiência. “Todas as crianças aprendem dentro de suas especificidades, mas para que os alunos participem de todas as atividades, como todas as pessoas ditas normais, essas escolas devem estar prontas para recebê-los. O primeiro passo é a capacitação”, disse ela.

Sobre o papel da família, a educadora falou que é de extrema importância entender que a criança não é impossibilitada de desenvolver suas atividades. “A escola não fará todo papel sozinha. Os pais têm que entender que a criança não deve ser privada e superprotegida. Aceitando que o filho tem necessidades, procurar um centro de atendimento especializado é essencial, em Penedo temos o Nudepe, Acresc e Aappe”.

Deiseane também falou sobre a lei que protege alunos com restrições alimentares, armas na escola e outros assuntos que são de extrema importância para pais de crianças.

A próxima entrevista da Penedo FM será dia 14 de novembro. Na área da Administração, o tema será “Dicas de como realizar planejamento estratégico para alavancar as vendas em 2019”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *