26 de novembro de 2018

ATIVIDADE DE CAMPO – UNIÃO DOS PALMARES

PERSPECTIVA HISTÓRICA

Em 20 de novembro é aludido ao Dia da Consciência Negra no Brasil. Data que tem como objetivo refletir sobre a história do povo negro na sociedade brasileira. O dia 20 de Novembro é também em homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil. No dia 9 de Janeiro de 2003, por meio da lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.. Fonte: disponível em: https://www.significados.com.br/dia-da-consciencia-negra/. Acessado em: 06/11/2018. (Com alterações).

A Atividade de Campo em União dos Palmares teve como objetivo conhecer a História do Quilombo dos Palmares; compreender a dinâmica de funcionamento da Escola de Educação Básica, localizada na Comunidade de Muquém.

Participaram da Atividade de Campo, professores e alunos do Curso de Pedagogia.