8 de agosto de 2011

Alunos do 4º Período de Administração participam do Jogo do Empreendedor da Disciplina de Empreendedorismo da Faculdade Raimundo Marinho

Durante o período de 20 de Abril à 30 de Maio de 2011 os alunos do 4º período de Administração – turma 2011.1 – participaram do Jogo do Empreendedor da Disciplina Empreendedorismo ministrada pelo Profº José Senivaldo Liberato.

O jogo tem por objetivo possibilitar o desenvolvimento e o entendimento de um plano de negócio na prática para os estudantes através da constituição de uma empresa que terá a existência de 30 dias, valendo assim 50% da pontuação da segunda prova semestral.

Participaram deste jogo 40 alunos divididos em 04 equipes que foram constituídas como membros da empresa em suas respectivas funções para Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC), principios da administração revistos por Peter Drucker, após a abordagem clássica de Fayol que foi o primeiro a definir a funções básicas do administrador.

As equipes tinha o objetivo de comercializar produtos ou serviços onde tudo que fosse arrecadado com o jogo seria revertido para uma instituição de caridade escolhida por todos de forma unanime.

Durante o periodo de 30 dias as equipes – que optaram por comercializar produtos alimenticios – venderam seus produtos no estacionamento da Faculdade Raimundo Marinho Campus Maceió aos próprios alunos de outros cursos e entre as equipes participantes.

Após o encerramento da atividade foi anunciado o resultado tendo apenas uma equipe vencedora, que pela regra deveria ser a que tivesse arrecadado mais recursos financeiros. As demais equipes também pontuaram e obtiveram nota proporcional ao resultado alcançado.

Toda arrecadação, inclusive as individuais, foram doadas pelos alunos do 4º Periodo de Administração 2011.1 através de visita ao Lar Bom Samaritano que fica localizado na TV. Nova Brasilia, 202 – Tabuleiro do Martins – Maceió – AL com otelefone (82) 3374-3301, que cuida de senhoras da terceira idade e não recebe ajuda governamental.

Além de compreender como funciona o plano de negócio os alunos ainda poderam exercer sua responsabilidade social através da doação que foi feita a entidade carente com o valor arrecadado além de leite desnatado e fraldas descartáveis doadas pelos próprios alunos, onde muitos ficaram emocionados no momento do encontro.

“A idéia do jogo é possibilitar ao aluno a apreensão cognitivada criação de um plano de negócio envolvendo-o nas atividades diárias de uma empresa desde a criação do produto até a venda, passando pelo gerenciamento de pessoas e até de conflitos” afirma o Profº José Senivaldo Liberato.

Um Comentário em “Alunos do 4º Período de Administração participam do Jogo do Empreendedor da Disciplina de Empreendedorismo da Faculdade Raimundo Marinho

Adenilson Jose dos santos
11 de outubro de 2011 em 22:11

Vixe! Agora é a minha vez! Estamos no bendito 4° período de adm e o nosso querido prof.Senivaldo vive falando dessa tarefa. Acho que é sim, uma boa oportunidade de praticarmos um pouco daquilo que até agora so vimos na teoria. Administrar é pôr a mão na massa também, caso contrário, nosso curso não passará de apenas Teoria.
Que venha nossa tão falada tarefa.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *