14 de maio de 2011

Penedenses conhecem a história da justiça alagoana

Acadêmicos de Direito, professores e comunidade em geral prestigiaram na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo a palestra e a exposição sobre a rica e interessante história da justiça alagoana. Os magistrados Claudemiro Avelino, de Penedo, e Romualdo Vasconcelos, de Arapiraca, comandaram com brilhantismo o evento que agradou a todos os presentes.

Munido de documentos históricos, o Dr. Romualdo Vasconcelos falou sobre importantes momentos em que a justiça em Alagoas foi colocada em evidência por questões naturais da época. A solução de importantes casos, a descoberta de novos métodos de resolução de conflitos e a seriedade com a qual a justiça alagoana era tratada fez com que o judiciário do Estado servisse como referência para outros estados do Brasil.

Já o Dr. Claudemiro Avelino proferiu sua explanação sobre a história da justiça em Alagoas, com foco na cidade de Penedo. O magistrado iniciou sua explanação declarando que os penedenses podem ter orgulho da cidade em que nasceram, visto que, segundo ele, a justiça de Penedo sempre foi muito respeitada. Prova disso é que a Comarca de Penedo desempenhava seus serviços de forma bastante abrangente, atingindo o Sertão de Alagoas e até algumas cidades de Sergipe.

Detalhes da história de Penedo

Ainda durante a palestra do Dr. Claudemiro, os presentes tiveram a oportunidade ímpar de conhecer um pouco da história da Câmara de Vereadores de Penedo, bem como a bandeira da casa legislativa utilizada em meados do século XVIII. Nessa época, a casa era composta por homens eleitos pelo povo para assumir o cargo de vereador pelo prazo de apenas um ano. Já a presidência da casa ficava a cargo de um juiz ordinário, que tinha poderes de julgar, segundo os costumes em voga e aplicar as penas, segundo a tradição.

As pessoas que foram conferir a palestra saíram encantadas do auditório da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo e com uma boa carga de conhecimento sobre o judiciário de Alagoas e principalmente sobre os passos da justiça na cidade de Penedo, com a oportunidade de ver de perto documentos históricos restaurados ou copiados durante pesquisa realizada nos arquivos do judiciário de Penedo, estudo coordenado pelo atual superintendente do Fórum da Comarca, Dr. Claudemiro, que também é formado em História pela Universidade Federal de Alagoas.

Fonte: Aqui Acontece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *