História

A Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho é fruto de uma paixão de seu fundador, Raimundo Marinho pela educação. Embora político, Raimundo Marinho nunca deixou de ser um educador. Há 43 anos, em 13 de agosto de 1971 nascia a Fundação e, logo em seguida, em 13 de maio de 1972 surgia a então Faculdade de Formação de Professores de Penedo, primeira instituição mantida pela Fundação, atual FRM. Nascia ali um empreendimento fundamental para o progresso econômico e cultural da cidade de Penedo.

A criação da Faculdade Raimundo Marinho em Maceió é mais um empreendimento fundamental para o progresso econômico e cultural para o estado de alagoas que nasceu através da necessidade de se levar, para a capital alagoana, uma instituição com quase quatro décadas de experiência no Ensino Superior e que visa ainda o desenvolvimento cultural daqueles que fazem parte desta instituição.

Sob a presidência de Lysia Ramalho Marinho, a instituição funciona na Praça Rui Barbosa, nº 6, Centro de Penedo. De lá, mantém sob sua coordenação, o Museu do Paço Imperial, o Memorial Raimundo Marinho, a Faculdade Raimundo Marinho unidade Maceió, e a Faculdade Raimundo Marinho unidade Penedo. Mantém também, há 35 anos o jornal Tribuna Penedense, semanário distribuído na região do Baixo São Francisco.

A Faculdade Raimundo Marinho acredita no esforço conjunto para manter uma educação de qualidade, aprimorando cada vez mais a interação entre seus professores, alunos, funcionários, e a comunidade onde está inserida, com o objetivo de formar profissionais capacitados, de maneira eficaz e sintonizada às necessidades do mercado de trabalho.

O compromisso do seu fundador com a cultura e a memória de Penedo é preservado como um distintivo da instituição e de sua filha Lysia.