Biblioteca

A Biblioteca “Dr. Raimundo Marinho” é um órgão suplementar da Faculdade Raimundo Marinho. Sua missão é desenvolver e colocar à disposição da comunidade acadêmica um acervo bibliográfico que atenda as necessidades de informação, facilitando o estudo, o ensino e a pesquisa aos usuários e professores, adotando tecnologia para o tratamento, recuperação e transferência da informação.

O acervo da Biblioteca Raimundo Marinho conta com mais de 10.000 exemplares, nas áreas de Administração, Direito, Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem. Classificados com o Sistema de Classificação Decimal Universal – CDU. As obras são catalogadas segundo as normas do código Anglo-Americano (AACR2)

O acervo de periódicos possui mais de 1000 exemplares e é constituído também por obras de autorias de escritores Alagoanos e obras de Referências. A Biblioteca presta serviço à comunidade acadêmica da Faculdade Raimundo Marinho, ou seja, o corpo discente, docente e técnico administrativo da FRM permitindo consulta local do acervo através do programa Bookweb, empréstimo domiciliar, devolução e renovação de empréstimo; acesso a base de dados; levantamento bibliográfico; sugestão de material para aquisição; solicitação de fotocópias de artigos de periódicos e o acesso a documentos em texto integral.

Do horário de Atendimento

De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 21:40 horas. Aos sábados: das 8:00 às 11:40 horas

Da Inscrição como usuário e da utilização do cadastro

Para cadastro na Biblioteca é necessário está vinculado de acordo com sua categoria: docente; técnico-administrativo; alunos de graduação; matriculados em disciplina isolada.

Para cadastrar-se:

Preencher formulário de cadastramento, no Balcão de Empréstimo da Biblioteca Para confecção da Carteira de Usuário é necessário, duas fotos 3 /4 e que o aluno esteja regularmente matriculado no semestre vigente.

Consulta ao Acervo – Acesso ao Catálogo Digital (consulta local). A Biblioteca possui 1 (um) terminal para pesquisa que permitem acesso ao acervo existente, possibilitando uma busca através de AUTOR, TÍTULO, ASSUNTO.

Das Modalidades de Empréstimos

Empréstimo Domiciliar: está restrito aos alunos matriculados na Faculdade Dr. Raimundo Marinho, docentes e funcionários devidamente cadastrados. Alunos de Graduação e funcionários: Podem ser emprestados 3 (três) exemplares diferentes com o prazo de 7 (sete) dias consecutivos para devolução. Docentes: Podem ser emprestados 5 (cinco) exemplares diferentes com o prazo de 15 (quinze) dias consecutivos para devolução.

Empréstimo Especial: obras emprestadas para consulta local são excepcionalmente emprestadas por tempo reduzido, para serem utilizadas na biblioteca.

IMPORTANTE!

O usuário que não devolver o material emprestado na data determinada deverá pagar a multa estipulada, que incide sobre dias corridos e número de obras em atraso. A multa por atraso na devolução é irrevogável. Os débitos são pagos no financeiro caso a multa não seja quitada no momento da devolução o usuário perderá o direito a novos empréstimos até efetuar o pagamento.

Valor da multa

Empréstimo: R$ 1,00 por dia de atraso e por livro. NÃO são passíveis de empréstimo domiciliar: Obras de referência (dicionários, enciclopédias, bibliografias e similares); publicações periódicas (revistas e jornais); Trabalhos acadêmicos (monografias).

ATENÇÃO!

O usuário deverá devolver o material emprestado exclusivamente no Balcão de Empréstimo da Biblioteca; Os serviços do setor de empréstimo serão encerrados (20) vinte minutos antes do fechamento da Biblioteca, para que possam ser realizadas as atividades de organização das estantes e desligamento dos computadores, etc. E a saída de material para reprodução somente até 1(uma) hora antes do encerramento do expediente.

Da renovação de empréstimo e reserva de livro

O usuário poderá solicitar reserva de material para empréstimo, desde que não haja exemplar disponível na Biblioteca para empréstimo, não esteja emprestado ao solicitante e o usuário solicitante não esteja em débito com a Biblioteca. O livro em sistema de reserva tem tolerância de 24 horas para ser retirado da Biblioteca, à partir de sua notificação sobre a disponibilização do mesmo, sendo automaticamente cancelada a reserva decorrido esse prazo, passando o direito de reserva ao usuário seguinte. A reserva é nominal e obedecerá a ordem cronológica de pedidos. Já a renovação do empréstimo do livro só poderá ser feita na data da devolução do mesmo.

Das responsabilidades dos leitores

O uso da carteira de usuário é pessoal e intransferível; Devolver o material da biblioteca dentro dos prazos estabelecidos; Atender aos pedidos de comparecimento à Biblioteca quando solicitado; Pagar os débitos referentes às multas, no caso de atraso na devolução do material; Em caso de perda, extravio, roubo ou dano físico constatado no material emprestado, repor a obra ou indenizar a biblioteca quando não for possível a reposição.  No caso de reposição observar os seguintes critérios: mesma obra (autor, título, data e edição igual ou superior); obra similar (em caso de obra esgotada); Zelar pela integridade das obras sob sua responsabilidade visando a sua preservação. Respeitar o horário de funcionamento da biblioteca; Desligar o celular ou colocar no modo silencioso ao entrar na biblioteca; Não portar ou mesmo consumir alimentos ou bebidas no interior da biblioteca; Usar as cabines individuais unicamente para esse fim. Usar a sala de estudos em grupo unicamente para esse fim. Os computadores são destinados apenas à pesquisa e não poderão ser usados para outros fins sem a permissão da biblioteca.